Blog

Blog

38% dos passageiros não utilizam o cinto de segurança no banco traseiro no estado de São Paulo? Veja outros números

Cinto de Segurança: De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), 38% dos passageiros do banco traseiro não utilizam o equipamento de segurança. O resultado disso? Temos um comportamento que além de colocar em risco a vida das pessoas, também desconsidera aquilo que prevê o Código Brasileiro de Trânsito. 

Respeite seus limites: Sabia que o sono é a terceira maior causa de acidentes ao volante?

O que diz a legislação?

Segundo a lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasieliro, o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros é obrigatório, em todas as vias do território nacional. Aqueles que descumprirem essa regra, terão que arcar com uma multa no valor de R$ 195,23. Além disso, também é aplicado o acréscimo de 5 pontos na CNH, por ser uma infração grave.

Vale destacar que o Código de Trânsito Brasileiro também considera como infração a utilização do cinto de segurança de maneira irregular. Ou seja, atrás do corpo, por baixo do braço, ou com dispositivos que travem, modifiquem ou afrouxem o funcionamento normal do equipamento. 

Preciso pagar uma multa para recorrer?

Alerta

Esse resultado acaba expondo uma prática perigosa à qual essas pessoas acabam se expondo, negligenciando os riscos à própria vida, além de desrespeitar  o Código Brasileiro de Trânsito.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a fiscalização se torna ainda mais grave se formos olhar a nível nacional. “A pesquisa foi realizada no estado de São Paulo, onde a fiscalização é mais rigorosa que a média nacional, a frota mais nova e o nível de educação dos condutores mais elevado que a média. Em regiões menos fiscalizadas e mais pobres a falta de consciência é ainda maior.” Afirma o coordenador do SOS Estradas.

Números da pesquisa (Nacional)

No que diz respeito ao banco da frente do veículo, ficou constatado a utilização do cinto de segurança em 94% dos condutores de veículos e em 91% dos caronas. Já, entre os passageiros do banco de trás usando o cinto, o índice foi de apenas 62%.

E não para por aí, a constatação da ausência do equipamento também aconteceu nos condutores e passageiros de caminhonetes, vans e micro-ônibus. Aqui, temos um “detalhe” nada bom! Um agravante ainda maior: somente 68% dos passageiros utilizam o item de segurança, enquanto 32% ignoram o dispositivo, mesmo estando no banco da frente.

Por fim, já na categoria de caminhões, onde só temos a presença do banco da frente, foi apurado que 22% dos condutores e 34% dos passageiros trafegam sem utilizar o equipamento de segurança.

Suspensão e Cassação da CNH: Saiba a diferença

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

Resumo

Resumo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale com a Cabricop

Clique no botão abaixo para iniciar o seu atendimento

FALE COM A NOSSA EQUIPE

NOSSOS ESPECIALISTAS ESTÃO TE AGUARDANDO

Conte com um time atencioso e prestativo para assegurar o seu direito de dirigir. Analisamos cada caso individualmente e orientamos cada um de nossos clientes de forma correta e ágil.

Endereço

Praça Olavo Bilac Nº28, Sala 1816 Centro - Rio de Janeiro/RJ

Fale com a Cabricop

Clique no botão abaixo para iniciar o seu atendimento

Fale com a Cabricop

Preencha o campo abaixo para iniciar o atendimento.

Horário de Atendimento

Segunda à Quinta - 08:00 às 18:00
Sexta Feira - 08:00 às 17:00
Sábado e Domingo - Fechado

CONTE COM A CABRICOP PARA PROTEGER O SEU DIREITO DE DIRIGIR.

Aqui você recebe suporte total e especializado para reverter os principais tipos de punições ao condutor.

Clique no botão e fale com um de nossos especialistas.