Veja se é permitido andar de moto de chinelo! Se atentar ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é crucial para proporcionar a segurança do piloto/motorista, mas também a de outras pessoas. Embora esse tema seja bastante complexo e importante, vários cidadãos ainda não conhecem a fundo quais são as suas obrigações e possuem dúvidas relacionadas ao assunto.
Dicas para evitar a suspensão da sua CNH
Hoje, vamos trazer um tema de extrema importância para os motociclistas: Afinal, é permitido andar de moto utilizando chinelo? Veja o que diz a legislação.
Se você também possui essa dúvida, confira o conteúdo que a Cabricop preparou e fique por dentro de todas as definições do artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.
Afinal, pode andar de moto de chinelo?
A resposta é NÃO! De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é PROIBIDO dirigir veículos utilizando calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais. Isso inclui o uso de chinelos, sandálias, bem como qualquer tipo de calçado que possa vir a atrapalhar o controle da moto.
Sendo assim, pilotar uma moto de chinelo é considerado uma infração de trânsito média, com penalidade de multa e quatro pontos na carteira de habilitação (ao decorrer do texto vamos abordar mais sobre isso).
Respeite seus limites: Sabia que o sono é a terceira maior causa de acidentes ao volante?
E quem está na garupa, pode andar de chinelo?
Já para aqueles que estiverem na garupa, sim, podem andar de moto de chinelo. Isso porque o CTB traz essa restrição apenas para aqueles que estão pilotando o veículo. No entanto, por questões de segurança, a Cabricop ressalta que, se possível, é melhor evitar.
Afinal, utilizar o chinelo para andar na garupa de uma moto, proporciona o risco de enroscar o calçado no veículo, além de que, em caso de acidentes, o pé estará completamente desprotegido.
Suspensão e Cassação da CNH: Saiba a diferença
Qual é o valor da multa por pilotar moto de chinelo?
Vamos lá, o valor da multa que deve ser paga por andar de moto calçando chinelos é de R$130,16, que equivale ao valor respectivo para as infrações médias, de acordo com o CTB.
Trata-se de uma punição com o intuito de educar o condutor, na qual, além da obrigatoriedade do pagamento de multa, existe também a penalidade de quatro (4) pontos na carteira de motorista. Afinal, zelar pela vida dos cidadãos e pela segurança no trânsito é um dever de todos os motoristas.
Deixou os faróis desligados? A multa pode estar acesa!
Lembre-se que a segurança precisa estar sempre em primeiro lugar! Por isso, evita a utilização de chinelos ou qualquer outro tipo de calçado inadequado ao pilotar.
Dicas adicionais para a segurança no trânsito
- Use capacete e equipamentos de proteção;
- Respeite as leis de trânsito;
- Mantenha sua moto em boas condições;
- Utilize sapatos fechados;
- Realize manutenções periódicas;