Multas e Cassação da CNH: As férias e o final de ano são épocas de descanso, celebração e, para muitas famílias, de viagens longas. Seja para poder visitar parentes, passar as festas em destinos turísticos ou simplesmente descansar, os condutores se preparam para pegar a estrada e enfrentar o tráfego maior, as mudanças climáticas, bem como o aumento das fiscalizações de trânsito.
Nesse cenário, as multas de trânsito e até mesmo a cassação da CNH se tornam preocupações reais para aqueles que não seguem as leis de forma rigorosa.
Durante o período, as autoridades de trânsito acabam redobrando a fiscalização, e as infrações podem resultar em consequências sérias, além, é claro, de estragar os planos de férias.
No conteúdo de hoje, a Cabricop irá apresentar como evitar multas e a cassação da CNH durante as longas viagens de fim de ano, ressaltando as principais infrações e comportamentos de risco. Vamos lá!? Boa leitura.
Mas antes de iniciarmos o conteúdo, sabia que a Cabricop está aqui para defender os seus direitos quando o assunto é legislação de trânsito. Se precisar de qualquer tipo de auxílio, é só nos chamar.
Multas e Cassação da CNH: Planejamento da viagem e atenção aos limites de velocidade
Uma das principais causas de multas durante as longas viagens está no excesso de velocidade. Nas rodovias, a tentação de acelerar para poder chegar mais rápido ao destino é grande, porém, as consequências podem ser graves.
Nas rodovias, o limite de velocidade pode variar conforme a sinalização. Desrespeitar esses limites pode ocasionar multas pesadas, além de pontos na sua CNH. Existem alguns casos, onde o motorista pode ser penalizado com a suspensão da CNH, caso venha ultrapassar certos limites de velocidade, colocando sua habilitação em risco de ser cassada.
Por isso, siga as dicas apresentadas pela Cabricop:
- Planeje sua viagem com antecedência;
- Calcule o tempo estimado;
- Respeite os limites de velocidade, principalmente em trechos de maior risco ou com tráfego intenso.
Descanso e atenção na direção
Existe um outro risco significativo durante viagens longas, a fadiga. Veja bem, a falta de descanso pode prejudicar, e muito, a concentração do condutor, elevando as chances de cometer infrações como ultrapassagens perigosas, desatenção às sinalizações de trânsito e até mesmo sonolência ao volante.
Para evitar esse deslize, é crucial planejar paradas regulares para o descanso. Lembre-se que a legislação de trânsito também prevê multas para os motoristas que dirigem com sinais evidentes de cansaço.
Além disso, a falta de atenção pode gerar infrações graves para o motorista, como por exemplo, não respeitar a sinalização de semáforos ou placas de parada obrigatória. Também vale ressaltar que a falta de atenção + sono eleva consideravelmente o risco de acidentes.
Conclusão
Viajar durante as férias e o fim de ano é uma oportunidade de descansar e celebrar, porém, exige atenção redobrada ao volante. Durante o período, as fiscalizações de trânsito aumentam, e as infrações podem resultar em multas pesadas, pontos na CNH e até mesmo na cassação da habilitação.
Respeite as leis de trânsito como: os limites de velocidade, a Lei Seca e o uso do cinto de segurança.
A atenção ao volante e o planejamento adequado das paradas de descanso são cruciais para proporcionar uma viagem segura e sem imprevistos. Adotando essas práticas, você garante que as festas de fim de ano sejam marcadas por momentos de alegria e não por surpresas desagradáveis para você e sua família.
Saiba quantos pontos são necessários para ter a CNH suspensa!
Acompanhe os da Cabricop e proteja o seu direito de dirigir! Conte com o melhor e mais experiente time de especialistas em legislação de trânsito para recorrer de suas multas. Pode respirar, a Cabricop te ajuda.
Para qualquer tipo de ajuda ou informação sobre legislação de trânsito fale com um especialista agora mesmo.