Obter a CNH e conseguir a habilitação para poder dirigir é uma das maiores responsabilidades adquiridas por qualquer cidadão. Afinal, mais do que um mero documento, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é a chave para a liberdade de deslocamento e, em vários casos, para o exercício profissional.
Contudo, essa liberdade também vem acompanhada de regras e responsabilidades que, caso não sejam seguidas com atenção, podem ocasionar na suspensão ou até mesmo na perda definitiva do direito de dirigir. Para evitar que isso aconteça, é essencial que os condutores fiquem cientes de algumas precauções básicas no dia a dia no trânsito.
No conteúdo de hoje, a Cabricop irá abordar três conselhos cruciais que podem te ajudar a manter o seu direito de dirigir intacto. Ao seguir essas orientações, você garantirá a segurança nas vias, e também poderá contribuir com um trânsito mais organizado e seguro para todos. Vamos lá!? Boa leitura.
Fique atento às suas infrações
Vários condutores acabam acumulando infrações sem perceber o impacto que elas podem ter a longo prazo. Você pode perder a CNH com 20 pontos se possuir duas ou mais infrações gravíssimas. Se possuir apenas uma infração gravíssima, perde a CNH com 30 pontos. Caso o condutor não tenha nenhuma infração gravíssima, sua CNH é suspensa com 40 pontos.
Sendo assim, é fundamental que você acompanhe de forma regular o seu prontuário de infrações, algo que pode ser realizado de maneira simples e rápida através dos sites dos Detrans estaduais. Além disso, ficar atento às multas e, quando preciso, recorrer das infrações, pode evitar que uma simples distração acabe comprometendo sua CNH.
Férias e fim de ano: Como evitar multas e cassação da CNH durante viagens longas
Respeite as leis de trânsito
O respeito às leis de trânsito é um dos principais fatores que garante a segurança de todos os usuários das vias e, ao mesmo tempo, também protege o condutor de sofrer penalidades.
Infelizmente, muitos motoristas acabam subestimando a importância de cumprir as regras, achando que algumas infrações, como ultrapassar o limite de velocidade ou desrespeitar sinais de trânsito, não terão consequências severas. No entanto, além de colocar a sua vida e a de outros em perigo, essas infrações podem gerar multas pesadas e suspensão do direito de dirigir.
Portanto, nunca se esqueça: as leis de trânsito existem para proteger a todos. Seja em grandes avenidas, em estradas ou em áreas residenciais, manter o respeito às normas, como sinalizações, limites de velocidade e regras de ultrapassagem, é essencial para evitar problemas com a CNH e, sobretudo, para garantir um trânsito mais seguro.
Renove sua CNH no prazo
Outro fator que pode ser determinante e levar à perda do direito de dirigir é a falta de atenção com a renovação da CNH. Diversos motoristas acabam deixando passar o prazo de validade do documento, o que, além de inviabilizar a condução legal, acaba gerando penalidades caso você o condutor seja parado em uma blitz ou sofra um acidente.
Tecnologia no trânsito: Como os novos radares estão mudando a fiscalização
A renovação da CNH deve ser realizada a cada 5 anos (ou 3 anos, dependendo da idade do condutor), e o processo é relativamente simples. Porém, deixar para resolver isso de última hora pode gerar contratempos indesejáveis, sobretudo se a CNH estiver vencida e você precisar utilizar o seu veículo com urgência. Por isso, esteja sempre atento à data de validade do seu documento e realize a renovação de forma antecipada.
Conclusão
Manter o direito de dirigir ativo exige cuidado e responsabilidade. Ao seguir os três conselhos apresentados ao longo do texto, ficar atento às suas infrações, respeitar as leis de trânsito e renovar a CNH no prazo, o condutor irá evitar problemas com a sua habilitação, e também estará contribuindo para um trânsito cada vez mais seguro e organizado.
Lembre-se: dirigir é um privilégio que está acompanhado de deveres. Valorize a sua CNH, cumpra as regras e garanta a sua segurança e a de todos.
Acompanhe os conteúdos da Cabricop e proteja o seu direito de dirigir! Conte com o melhor e mais experiente time de especialistas em legislação de trânsito para recorrer de suas multas. Pode respirar, a Cabricop te ajuda.
Para qualquer tipo de ajuda ou informação sobre legislação de trânsito fale com um especialista agora mesmo.