Conduzir veículos em dias chuvosos é sempre um grande desafio, até mesmo para os motoristas mais experientes. Afinal, a visibilidade reduzida, as pistas molhadas e a possibilidade de aquaplanagem são somente alguns dos riscos que acabam tornando a direção mais perigosa.
Foi vítima de um acidente de trânsito? Conheça seus direitos
No entanto, através de algumas medidas simples, é possível garantir uma condução mais segura e tranquila, minimizando e auxiliando a evitar alguns riscos.
No conteúdo de hoje, a Cabricop irá compartilhar algumas dicas cruciais para uma condução segura em períodos de chuva. Proteja sua vida, a de seus passageiros e dos outros motoristas da via. Continue a leitura e veja como se preparar para enfrentar as pistas molhadas.
Dicas para evitar a suspensão da sua CNH
Mantenha uma distância segura
O tempo de frenagem aumenta em dias de chuva, sendo assim, é muito importante manter uma distância maior entre o seu veículo e o da frente.
O ideal é dobrar a distância em relação ao veículo à sua frente em comparação com um dia seco. Caso o trânsito esteja mais pesado ou se estiver chovendo muito forte, amplie ainda mais essa distância, para garantir que você tenha tempo suficiente para frear com segurança.
Verifique os pneus
Os pneus carecas perdem aderência, deixando o veículo mais propenso a deslizar. Antes de dirigir em dias de chuva, verifique se eles estão em bom estado.
Pneus adequadamente calibrados e com sulcos profundos são essenciais para manter a aderência ao solo em condições adversas.
Reduza a velocidade
Uma pista molhada aumenta a chance de derrapagens. Diminuindo a velocidade, o condutor ganha tempo para reagir a qualquer imprevisto.
Manter uma velocidade mais baixa o condutor será capaz de evitar acidentes, e também terá mais tempo para reações a imprevistos, como outros veículos freando bruscamente ou pedestres atravessando a rua.
Atenção: Esteja sempre atento aos limites de velocidade, porém, em dias de chuva, reduza ainda mais a velocidade para garantir sua segurança na via.
Utilize os faróis baixos
Isso irá melhorar sua visibilidade, além de ajudar outros motoristas a enxergarem seu veículo, mesmo durante chuvas leves. Jamais utilize os faróis altos na chuva, uma vez que eles podem refletir nas gotas d’água e diminuir ainda mais a sua visibilidade.
Cuidado com as poças
Poças d’água nas ruas podem até parecer inofensivas, no entanto, acabam escondendo grandes perigos. Além dos buracos que podem causar danos ao veículo, como por exemplo pneus furados e rodas danificadas, elas também causam aquaplanagem, que ocorre quando os pneus perdem contato com o asfalto devido à camada de água. Quando isso ocorre, o condutor acaba perdendo o controle do carro, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.
Se você se encontrar em uma ocasião onde seja inevitável passar por uma poça, lembre-se de reduzir consideravelmente a velocidade e evite movimentos bruscos com o volante para não perder o controle da direção.
Você sabia que pode ser multado por não realizar o exame toxicológico?
Com essas dicas você irá proteger a si mesmo, bem como seus passageiros e outros condutores em períodos de chuva intensa. Lembre-se: segurança vem sempre em primeiro lugar!