Quando pensamos na manutenção do nosso carro, diversas vezes nos concentramos em itens como:
Dicas para evitar a suspensão da sua CNH
- Pneus em uso;
- Freios;
- Óleo do motor;
- entre outros aspectos essenciais;
Contudo, existe um componente que frequentemente é esquecido pelos condutores, e que pode proporcionar sérios problemas, que é o estepe. É isso mesmo, aquele pneu reserva que você não deseja ter que utilizar, mas que precisa estar em perfeito estado de conservação.
Foi vítima de um acidente de trânsito? Conheça seus direitos
Atenção! Rodar com pneu reserva careca pode resultar em multa e apreensão do veículo.
Entenda a lei
Além dos apelos à segurança e ao bom senso dos condutores, também temos a lei. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma que “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é uma infração grave.
Para esses casos, a multa é de R$ 195,53, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, também existe a possibilidade de o veículo ser retido para regularização.
Saiba quantos pontos são necessários para ter a CNH suspensa
A Resolução Contran 913, exige que os pneus estejam na validade e com profundidade mínima de 1,6 milímetros nos sulcos. Essa é a mesma medida tolerada para os componentes de motocicletas. Contudo, existem especialistas em segurança viária que defendem uma tolerância ainda menor, acima de 2mm.
Já em relação ao estepe, muita gente não se lembra de calibrar. Porém, lembre-se que ele é um pneu como outro qualquer. Sendo assim, ele não pode estar careca, com a validade vencida, em mau estado, etc.
Você sabia que pode ser multado por não realizar o exame toxicológico?
Pneu tem prazo de validade?
Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), o pneu não possui prazo de validade. Porém, as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que em média, é de cinco anos depois da data de fabricação.
Dicas para manter seu estepe em dia
- Conservação: Deixe o estepe em um local seco e protegido da luz solar para evitar o desgaste precoce.
- Pressão: Verifique a pressão de forma regular e garanta que o pneu esteja inflado de maneira adequada.
- Substituição: Caso o estepe esteja antigo e mostrando sinais de desgaste, troque-o por um novo.
Verifique antes de pegar estrada
Antes de sair para uma viagem, é crucial fazer uma inspeção rápida no estado do seu estepe. A verificação pode fazer toda a diferença em uma situação considerada de emergência.
Veja só, imagine que você está em uma estrada, longe de qualquer tipo de assistência, e ao precisar do estepe, descobrir que ele está inutilizável. Para não passar por esse cenário, adote o hábito de verificar o estado do pneu reserva sempre que for realizar uma revisão no carro ou antes de pegar a estrada.